Conheça a História da ABFIT

A Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), fundada em 1998, como Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), com sede no município do Rio de Janeiro, participou de diversos fóruns, câmaras e grupos de trabalhos voltados para o desenvolvimento da fitoterapia no Brasil, tais como grupo de trabalho interministerial (GTI) responsável pela elaboração da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), da Câmara Técnica de Fitoterápicos (CATEF) da Anvisa, do Grupo de Trabalho de Fitoterapia do Conselho Regional de Medicina do RJ, da Câmara Técnica de Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do RJ, do Conselho Gestor do Programa de Plantas Medicinais da Itaipu Binacional, do Conselho Consultivo do Programa Regional de Apoio à Rede de Desenvolvimento de Plantas Medicinais no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura e da diretoria da Federação Brasileira de Plantas Medicinais – FEBRAPLAME.

No período de 2001 a 2012, a ABFIT manteve convênio com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), através do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), local de referência às atividades de ensino e pesquisa em saúde pública, onde ofereceu atendimento especializado em fitoterapia, para formação prática clínica de médicos e nutricionistas, capacitando-os à prescrição de fórmulas magistrais, e atendendo a comunidade de Manguinhos. Esse trabalho contou com apoio de duas farmácias privadas (Caminhoá e Primordium) para o fornecimento dos fitoterápicos aos usuários do serviço.

A partir de 2012, iniciou-se convênio entre a ABFIT e o Hospital Federal do Andaraí (HFA), cuja parceria possibilitou a criação de um ambulatório para a prática clínica da fitoterapia em âmbito hospitalar. Esse ambulatório tem como objetivo o atendimento com fitoterápicos e alimentos funcionais nas mais variadas patologias. O serviço existe até hoje e é prestado por profissionais vinculados a ABFIT, abriga também as aulas práticas para os alunos matriculados nos cursos de fitoterapia oferecidos pela Associação, propiciando um ambiente de atenção à saúde e aprendizado. Neste momento possuímos quatro farmácias privadas que apoiam o projeto (Caminhoá, Primordium, Quintessência e Nova Era), além da Empresa Florien que fornece parte dos insumos para que o projeto possa seguir sem custo para o usuário.

A opção da ABFIT por trabalhar com fitoterápicos magistrais tem por objetivo a valorização dos aspectos tradicionais e científicos da fitoterapia e suas implicações nas áreas relacionadas a fitoterápicos e nutracêuticos/alimentos funcionais, abrangendo diversas potencialidades do uso de plantas medicinais. Para aliar os conceitos de tradição e ciência, na medida do possível, estimulamos o tratamento individualizado, característica atendida pelo medicamento magistral. Deste modo, a apresentação e discussão das diversas práticas clínicas dos diferentes profissionais de saúde tornam-se necessárias para que seja observada a importância dos conceitos tradicionais e científicos no momento de avaliar o paciente e definir a estratégia terapêutica em fitoterapia. Tais conceitos também são importantes aliados no fortalecimento da atenção integral e da atenção básica à saúde.

No que se refere à experiência da ABFIT na área de qualificação de profissionais de saúde, desde 1998 foram oferecidos diversos cursos presenciais e formato EAD com a participação de centenas de profissionais. O conteúdo teórico é fundamentado em informações tradicionais e científicas, sobre as principais e mais modernas drogas vegetais utilizadas no tratamento das patologias mais comuns na prática clínica. Mantemos três modalidades de cursos circulantes: capacitação EAD, curso de extensão presencial em parceria com a Escola Nacional de Botânica Tropical e a Pós-Graduação em Fitoterapia na Prática Clínica em parceria coma Nutrinew Cursos.

Com o objetivo de divulgar informações relacionadas as plantas medicinais e fitoterapia, já realizamos sete jornadas (2001, 2002, 2004, 2009, 2014, 2016 e 2018), em 2018 realizamos o I Congresso de Terapias Integradas da ABFIT (I CONTI-ABFIT)  tendo como objetivo contribuir para a incorporação da fitoterapia como prática clínica no SUS, atendendo às diretrizes do sistema de saúde que são a garantia da qualidade, da segurança e da eficácia dos recursos terapêuticos instituídos, bem como da discussão da prática clínica entre os participantes.

Contribuímos ainda na organização do I Congresso Ibero-americano de Fitoterapia – Angra dos Reis em 2004, do I Simpósio Brasileiro de Fitoterapia – RJ em 2009, do III Congresso Ibero-americano de Fitoterapia – Paraná- 2012 e do Simpósio Sete Anos do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Brasil- 2015.

Com o intuito de expandir as ações voltadas ao desenvolvimento do ensino e pesquisa em fitoterapia em 2016 e 2017 a ABFIT criou as Regionais Sul e Nordeste respectivamente e vem na trilha do conhecimento desenvolvendo “Encontros Itinerantes de Fitoterapia da ABFIT” pelo Brasil.

 

SÓCIOS FUNDADORES EM 22 DE SETEMBRO DE 1998:

Presidente de Honra: Dr. Francisco José de Abreu Mattos

Presidente: Luiz Carlos Marques

Conselho Diretor: Alexandros Botsaris, Maria Elizabeth de Oliveira Michilis, Ricardo Jose A. Henriques, Renato Cordeiro,
Roberto leal Boorhem, Rubens Almeida Lúcio.

Conselho Fiscal: Isabel do Amparo M. Rial, Mafalda Biagini, Maria Carmem Pirassununga Reis.

Associados Fundadores: Adelia Sizuko, Benjamin Gilbert, Daisy Pereira Terra, Fabio de Souza Menezes, Gilda GuimarãesLeitão, Hilda Welikson, Jeane Nogueira, Maria Raquel Figueiredo, Paulo Henrique Leda, Suzana Guimarães Leitão, Zuleica Maria Moreira.

 

ATUAL CONSELHO DIRETOR- gestão 2019-2022:

Presidente de honra: Benjamim Gilbert

Presidente: Maria Angélica Fiut

Vice-Presidente: Antonio Carlos Seixlack

Diretor Administrativo: Paulo Henrique O. Leda

Diretora Adjunta: Alex Botsaris

Conselho Fiscal: Ana Liege Gonzatto, Déborah Marques e Maria Cristina Ferreira

 

ABFIT REGIONAIS SUL- gestão 2016-2019:

Presidente Regional Sul – Juliana da Silveira Gonçalves

Vice-Presidente – Adriana Scherer Russowsky

Diretora Administrativa – Camila Leandra B. de Almeida

 

ABFIT REGIONAL NORDESTE- gestão 2017-2020:

Presidente Regional Nordeste – Leandro de Albuquerque Medeiros

Vice-Presidente – Fernanda Magalhães Borges

Diretora Administrativa – Francilene Amaral da Silva