Olá meus amigos, sou Altevir Zardinello Técnico Agrícola com ênfase em Plantas Medicinais. A partir de agora estarei aqui para de alguma forma poder ajudar na orientação no cultivo de Plantas Medicinais.

Implementei o Projeto de Plantas Medicinais na Usina Hidroelétrica de Itaipu Binacional. A viabilização deste projeto surgiu de um sonho de alguns colaboradores da empresa, para resgatar a sabedoria popular sobre as plantas medicinais e reintroduzir o seu uso. Nos já fazíamos isso como um hobby. Em um pequeno espaço, sempre que podiam, nos cultivávamos espécies de plantas medicinais da região da tríplice fronteira. A pequena produção era consumida por nos mesmos e alguns colegas que os procuravam. Em 2003, resolvemos transformar esse hobby em uma proposta para integrar o cultivo e o uso de plantas medicinais como parte do Programa CAB. (Cultivando Água Boa) Sua proposta vingou e foi aceita pela Diretoria de Coordenação brasileira, em mais um exemplo de gestão participativa, demonstrando uma visão empreendedora e inovadora.

O objetivo do projeto "Plantas Medicinais" é aproveitar a biodiversidade cultural e vegetal da região para a produção de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Sua consecução é obtida por meio dos seguintes objetivos específicos:

Viabilizando a execução

Para a implantação do projeto foi estruturado uma estratégia que busca cobrir toda a cadeia produtiva de plantas medicinais, pautando o seu desenvolvimento em uma matriz sustentável que conectou as diversas iniciativas do Projeto Plantas Medicinais em seis eixos de atuação. São eles: pesquisa e desenvolvimento; organização e capacitação; comercialização e marketing; qualificação e certificação; agregação de valor e assistência técnica e extensão rural.

Hoje o projeto e um grande sucesso, com a comercialização de matéria primas pelos agricultores.

Altevir Zardinello
Técnico Agrícola