O CRF-RJ convida os farmacêuticos da Região Centro Sul Fluminense que atuam em Farmácia Hospitalar para o Curso de Farmácia Hospitalar: diretrizes e procedimento. O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, em 7 módulos, com total de 56 horas. As aulas serão aos sábados, com carga horária de 8 horas.

1ª TURMA – Barra Mansa:

O curso será realizado no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Campus Barra Mansa, na Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº 267
- Centro, Barra Mansa/RJ.

Datas e horários das aulas:
14/9/2013(sábado) – 8h às 12h e 13h às 17h
21/9/2013 (sábado) – 8h às 12h e 13h às17h
28/9/2013 (sábado) – 8h às 12h e 13h às 17h
05/10/2013 (sábado) – 8hàs 12h e 13h às 17h
19/10/2013 (sábado) – 8h às 12h e 13h às17h
26/10/2013 (sábado) – 8h às 12h e 13h às 17h
09/11/2013 (sábado) – 8hàs 12h e 13h às 17h

Conteúdo programático:

- Assistência Farmacêutica Hospitalar: Conceito; Importância da farmácia na gestão hospitalar; Tipos de Assistência Farmacêutica; As principais legislações pertinentes à farmácia hospitalar; Atuação do farmacêutico nas comissões multidisciplinares: conceitos, ações participativas na CCIH, EMTA, CFT, CGRS, CEP, CNPE, legislação pertinente; Estudos de caso.

- Acreditação Hospitalar: Conceito; Importância da farmácia na gestão hospitalar; Tipos de Assistência Farmacêutica; As principais legislações pertinentes à farmácia hospitalar; Atuação do farmacêutico nas comissões multidisciplinares: conceitos, ações participativas na CCIH, EMTA, CFT, CGRS, CEP, CNPE, legislação pertinente; Estudos de caso.

- Logística da Farmácia Hospitalar: Seleção, aquisição e armazenamento de medicamentos e materiais médico hospitalar; Principais indicadores de medição; Sistemas de distribuição de medicamentos e materiais: conceitos e operacionalização; Projeto para Implantação do sistema de distribuição de medicamentos por dose individualizada na farmácia central e satélites; Rastreabilidade; Estudos de caso.

- Farmácia Clínica: Interações medicamentosas: medicamento-medicamento, medicamento-alimento; Reconciliação Medicamentosa; Projeto de implantação das principais diretrizes clínicas: antibióticos, alimentos, anticoagulantes; Estudos de caso.

- Uso racional de medicamentos: Conceitos, PRM X RAM; Atenção farmacêutica à prescrição; Automedicação (medicamentos trazidos pelos pacientes); Indicadores de qualidade X PRM; Medicamentos sob controle especial; C I M; Protocolos e projetos para segurança do paciente; Principais tópicos que devem conter a Política do Uso Racional de Medicamentos de uma farmácia Hospitalar; Principais legislações; Estudos de caso.

- Farmacovigilância: Histórico, Conceitos; Programa Internacional e os Nacionais de Farmacovigilância; Processo de notificação e Avaliação; Erros de Medicação; Estratégias para prevenção de erros de medicação; Estudos de caso.

Vagas limitadas. Curso gratuito.

Requisito para inscrição: ser farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ e trabalhar em farmácia
hospitalar.

Modo de inscrição: Solicitar inscrição para edufar@crf-rj.org.br, informando a cidade onde será realizado o curso (BARRA MANSA - HOSPITALAR), nome completo (o certificado será emitido conforme nome informado), nº do CRF-RJ, telefone e/ou celular (c/ DDD) e razão social do
hospital em que trabalha.

Observações: As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. Caso as solicitações de inscrição superem o nº de vagas
disponíveis, o critério para confirmação de inscrição será: 1º os que estão atuando em farmácia hospitalar; 2º os que já atuaram; 3º os demais farmacêuticos.

As inscrições via email se encerrarão em 11 de setembro (ou antes conforme disponibilidade de vagas). Não será aceita inscrição por módulo.

O certificado será emitido para os farmacêuticos que participarem de, no mínimo, 75% das atividades.

Informações: (21) 9930-9389 (9h às 18h, dias úteis) e edufar@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Seccional Centro Sul Fluminense.

(Abragência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) – Campus Barra Mansa.

Fonte: Imprensa CRF-RJ