Pesquisadores da escola de saúde pública da Universidade de Harvard criaram uma nova ferramenta, intitulada de "Healthy Eating Plate", que fornece recomendações precisas e específicas por meio da ilustração de um prato que deve ser composto pelos diferentes grupos alimentares, como descrito a seguir:

- Vegetais: consumir uma maior quantidade, com maior variedade, ressaltando que batatas e batatas fritas não estão incluídas nesse grupo;

- Frutas: Consumir de todas as cores;

- Cereais integrais: preferir por esse tipo, limitando o consumo de alimentos refinados, como arroz branco, massas e pão branco);

- Proteínas: preferir por aquelas mais saudáveis, como as presentes em peixes, galinha caipira, grãos (feijão, lentilha, soja, etc) e oleaginosas (nozes, macadâmia, avelã, castanhas, etc.). Limitar o consumo de carne vermelha e evitar bacon, frios e outras carnes processadas;

- Gorduras: usar óleos saudáveis (azeite de oliva e óleo de canola) para preparações, saladas e na mesa. Limitar a utilização de manteiga e evitar alimentos com gorduras trans.

- Líquidos: Beber água, chás ou café (com pouco ou nenhum açúcar). Limitar leite e derivados (1 a 2 porções ao dia) e sucos (1 copo pequeno ao dia). Evitar adição de açúcar nas bebidas.

- Permanecer ativo.

Uma importante recomendação dessa nova proposta de guia é limitar o consumo de leite e derivados para 1 a 2 porções, associando o consumo elevado desdes a aumento do risco de câncer de próstata e possível câncer de ovário.

Fonte: Copyright © 2011, Harvard University. For more information about The Healthy Eating Plate, please see The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard School of Public Health, www.thenutritionsource.org, and Harvard Health Publications, health.harvard.edu.

prato saudvel