A Organização das Nações Unidas lançou no dia 20 de fevereiro de 2013 em Nova York o ano internacional da quinoa, destacando-a como "super alimento" andino.

O  Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o Presidente da Bolívia, Evo  Morales e a Primeira Dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón de Humala, estavam  entre os participantes de alto nível de uma jornada com diversos eventos  centrados na celebração do "super alimento" andino, um cultivo similar ao  cereal, de alto valor nutritivo e rico em proteínas e micro nutrientes.

 A  quinoa é o único alimento de origem vegetal que tem todos os aminoácidos  essenciais, oligoelementos e vitaminas e ao mesmo tempo tem a capacidade de se  adaptar a diferentes ambientes ecológicos e climáticos. Resistente à seca, aos  solos pobres e de salinidade elevada, pode ser cultivada desde o nível do mar  até a uma altitude de quatro mil metros e pode suportar temperaturas entre – 8  º C e  38º C.

O evento de Nova Iorque inicia uma série de atividades  culturais, artísticas e acadêmicas, assim como de investigação científica que vão  se realizar ao longo do ano e a FAO acredita que vão contribuir para o bem-estar  de milhares de pequenos agricultores e de consumidores no mundo todo.

Fonte: FAO