No último dia 18 de maio de 2016 tomou posse o novo conselho diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia. Pela primeira vez em quase trinta anos de existência, a organização tem em sua direção uma mulher, a nutricionista Maria Angélica Fiut.

Este é um momento significativo para a fitoterapia contemporânea em nosso país na medida em que várias categorias profissionais tem oportunidade de ampliar a prescrição de fitoterápicos em sua prática clínica. A nutrição por exemplo tem avançado nesta regulamentação. A presidência exercida por uma nutricionista amplia este diálogo com a medicina e com as demais categorias. Para incrementar na prática esta possibilidade, a VI Jornada de Fitoterapia do Rio de Janeiro convida os conselhos setoriais para uma mesa de debate em torno das normatizações. Além do conselho de nutrição estão convidados o Conselho de Farmácia (Já confirmado), o Coren-Rio, o Coffito, o CRN-Rio, a ASBRAN e todos os demais interessados. O tema desta mesa será Atuação Multidisciplinar em Fitoterapia: os Conselhos de Classe e as Normatizações.

Além desta interlocução entre as setores com atuação na saúde pública, o desafio da atual gestão da ABFIT está na implantação das seções regionais da ABFIT. Uma corajosa mudança estatutária foi realizada para transformar a associação em uma entidade realmente nacional e abrangente. Para maiores informações fale conosco através do email: abfit@abfit.org.br.

Diretoria ABFIT - 2016

Na imagem, da esquerda para a direita:

Déborah Marques (Farmacêutica, Conselho Fiscal)
Ana Liege Gonzatto (Farmacêutica, Diretora Adjunta)
Maria Angélica Fiut (Nutricionista, Presidente Executiva)
Maria Cristina Ferreira (Farmacêutica, Conselho Fiscal)
Paulo Henrique O. Leda (Farmacêutico, Diretor Administrativo)
Antonio Carlos Seixlack (Médico, Conselho Fiscal)
Áurea Astulla (Nutricionista, tutora dos módulos presenciais dos cursos Abfit)
Benjamim Gilbert (Pesquisador, Presidente de Honra)
Alex Botsáris (Médico, Vice Presidente

O Conselho diretor se compõe de: 

I. Presidente de honra: Benjamim Gilbert

II. Presidente Executiva: Maria Angélica Fiut

III. Vice Presidente: Alex Botsáris

IV. Diretor Administrativo: Paulo Henrique O. Leda

V. Diretora Adjunta: Ana Liege Gonzatto

Conselho Fiscal:

Maria Cristina Ferreira

Antonio Carlos Seixlack

Déborah Marques