Criados para permitir a agregação por áreas afins dos diferentes profissionais envolvidos com as diversas atividades ligadas a área de plantas medicinais.

Estes servirão como referência técnica e deverão ser responsáveis pelo desenvolvimento das respectivas áreas realizando as seguintes atividades: cursos, eventos técnico-científicos, projetos de interesse; além de outras atividades previstas no estatuto.

Apesar de separados por áreas de atuação profissional, deverão observar os princípios da ABFIT/IBPM, principalmente no que diz respeito a interdisciplinaridade e ao relacionamento entre as diversas áreas.

1. NÚCLEO DE FITOTERAPIA

OBJETIVO

Agregar médicos e farmacêuticos, no sentido do desenvolvimento e aprimoramento das áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços em fitoterapia.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

2. NÚCLEO DE BIODIVERSIDADE, BIOTECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
OBJETIVO

Agregar profissionais envolvidos com questões relacionadas ao mapeamento da biodiversidade vegetal medicinal, manejo sustentado e produção de matéria prima.

ÁREAS DE ATUAÇÃO/ COORDENADOR

3. NÚCLEO DE FITOQUMÍCA E FAMACOLOGIA

OBJETIVO GERAL

Agregar profissionais das área de fitoquímica, padronização e controle de qualidade e farmacologia de fitoterápicos e fitofármacos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO/ COORDENADOR

4. NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

OBJETIVO 

Agregar profissionais da área de desenvolvimento e tecnologia de produção de fitoterápicos e fitofármacos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO/ COORDENADOR

5. NÚCLEO DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS

6. NÚCLEO DE RELAÇÕES E COMUNICAÇÕES