Caros amigos

Sejam bem-vindos à área médica da Abfit. A atuação médica é fundamental para o desenvolvimento da fitoterapia, da mesma forma que o médico pode se beneficiar ao trazer mais conhecimentos dessa área para sua prática clínica. Assim é uma troca que traz benefícios a todos.

Muito pouco do que existe publicado nas bases de dados médicas sobre o emprego clínico de plantas medicinais chega ao conhecimento médico, e o pouco que chega, vem, muitas vezes, de forma distorcida e mal explanada. Nesse enfoque há uma visão que os fitoterápicos são medicamentos de segunda categoria, cuja atividade é inexistente ou pouco eficiente.

Esse tipo de visão preconceituosa, têm mantido muitos colegas privados de poder utilizar a fitoterapia em seus pacientes. Nosso objetivo é ajudar os colegas a ter novas informações sobre fitoterapia, ampliando seu conhecimento e possibilitando o uso clínico efetivo.

Ao incorporar, ao seu arsenal terapêutico, fitoterápicos com informação científica de segurança e eficácia consistentes, ele ganha um diferencial que é significativo no comportamento do mercado atual: Cada vez mais pacientes procuram alternativas mais saudáveis e menos agressivas para se tratar e são simpáticos a medicamentos fitoterápicos.

Por isso recomendo aos meus colegas dar um pouco mais de atenção a essa tendência, que não para de cresce. Uma sinalização disso foi a aprovação, pelo FDA do primeiro fitoterápico posicionado como medicamento no mercado norte-americano. Existem pelo menos 40 processos solicitando novos registros nessa categoria sendo analisados no órgão regulador. Se aprovados , provavelmente, a credibilidade dos fitoterápicos aumentará, com mais reflexos na sua participação do mercado.

Esperando que possam encontrar informações relevantes

Atenciosamente,

Alex Botsaris

Encontre um profissional de fitoterapia perto de você:

Select Search Options

Estado:

Cidade:

Formação: