O Nutricionista, como profissional das ciências da saúde, deve auxiliar na promoção, recuperação e manutenção da saúde de indivíduos ou de comunidades. Este enfoque se dá principalmente através de uma alimentação equilibrada, uso de alimentos funcionais e de hábitos de vida saudáveis.

O consumo de plantas com finalidades terapêuticas vem sendo usado desde os tempos mais remotos pelas civilizações, com o avanço das ciências foi possível validar e aperfeiçoar este uso. O nutricionista sempre pode usar tais recursos na forma de alimento funcional e de chás, no entanto com a Resolução do CFN nº 402, de 30 de julho de 2007 que regulamentou a prescrição fitoterápica pelo nutricionista, foi assegurado para o profissional o direito de poder inserir em suas prescrições dietéticas o uso de plantas medicinais e, além disso, poder prescrever fitoterápicos nas suas mais diversas formas para uso interno.

Com a atualização desta resolução, entrou em vigor em 25 de junho de 2013 a Resolução CFN n° 525/ 2013 e maio de 2015 a Resolução CFN n 556/2015  e posteriormente em 19 de janeiro de 2021 a Resolução n 680/2021  que autorizam o nutricionista a adotar a fitoterapia para complementar a sua prescrição dietética somente quando os produtos prescritos tiverem indicações de uso relacionadas com o seu campo de atuação e estejam embasadas em estudos científicos ou em uso tradicional reconhecido. Ressalta a Resolução que, ao adotar a Fitoterapia, o profissional deve basear-se em evidências científicas quanto a critérios de eficácia e segurança, considerar as contra indicações e oferecer orientações técnicas necessárias para minimizar os efeitos colaterais e adversos das interações com outras plantas, com drogas vegetais, com medicamentos e com os alimentos, assim como os riscos da potencial toxicidade dos produtos prescritos.

Para isso, no entanto, faz-se necessário que o profissional possua um curso de pós- graduação na área, para que tenha conhecimento de tais técnicas e assegure uma correta intervenção no paciente. Só através do conhecimento científico, podemos usar a fitoterapia como uma grande aliada da nutrição.

Este espaço existe para que o nutricionista associado à ABFIT possa esclarecer suas dúvidas, dar sugestões, enfim, um espaço para troca de conhecimento de forma que possa colaborar para a disseminação e aplicação das plantas medicinais e fitoterápicos na prática clínica.

Portanto, seja bem vindo!

Maria Angélica Fiut
Nutricionista Clínica e Fitoterapia

Encontre um profissional de fitoterapia perto de você:

Select Search Options

Estado:

Cidade:

Formação: