O Programa Estadual de Plantas Medicinais/PROPLAM, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, realizou dia 5/10 no Auditório do Escritório Regional do Ministério da Saúde, o V FÓRUM ESTADUAL DE PLANTAS MEDICINAIS, o tema do evento foi "FITOTERAPIA NO SUS". A programação foi projetada para dar visibilidade as potencialidade da fitoterapia e medicamentos fitoterápicos se aplicados aos programas de saúde do SUS.

Inicialmente a Coordenadora do PROPLAM, Elizabeth Michiles, apresentou sob o tema: "Medicamentos Fitoterápicos na Assistência Farmacêutica", espécies medicinais que poderiam substituir, com pesquisa e desenvolvimento, medicamentos sintéticos da rede básica e ainda exemplos de medicamentos fitoterápicos disponíveis no mercado aprovados pela ANVISA.Apresentou ainda a Res.SES/RJ-1590 que estabelece as normas para a prática da Fitoterapia e funcionamento dos Serviços de Fitoterapia.

Seguiu-se-se as palestras do Presidente do IBPM, Alex Botsaris que falou sobre "Fitoterapia aplicada a doenças degenerativas" onde apresentou pesquisa conclusivas sobre espécies medicinais que, se transformada em medicamentos, poderiam ser aproveitadas no tratamento de patologias que acometem pacientes da 3 idade.

Glaucia Saad, professora do curso de fitoterapia e supervisora do ambulatório do IBPM na FIOCRUZ, apresentou "Fitoterapia aplicada a atenção básica" onde ficou evidente a importância do aproveitamento das plantas medicinas como recurso terapêutico, principalmente pelo profissionais do Programa de Atenção Básica e da Saúde da Família.

Ivone Manzeli de Sá, falou sobre "Fitoterapia na Atenção Farmacêutica", quando apresentou a fundamental atuação do farmacêutico na orientação ao paciente quanto a medicação prescrita pelo médico.

Roberto Boorhem, coordenador do Curso de fitoterapia do IBPM, apresentou o tema "Fitoterapia na Saúde da Mulher", quando deixou evidente que na sua experiência clínica, a associação de espécies em formulação magistral, tem apresentado resultados satisfatórios, junto ás suas pacientes na Síndrome do Climatério.

Miguel Mussi, professor do curso de Fitoterapia e supervisor do ambulatório do IBPM na FIOCRUZ,apresentou "Fitoterapia aplicada ao Sistema Imunológico" apontando as espécies medicinais que poderiam ser aproveitadas, se transformadas em medicamentos, no fortalecimento do sistema imunológico dos portadores da AIDS.

No encerramento Elizabeth Michiles, firmou o posicionamento de que a pratica da Fitoterapia no âmbito oficial é estratégia para o fortalecimento, credibilidade e independência do país no que se refere a P & D, de novos medicamentos de matéria prima nacional.

Encontre um profissional de fitoterapia perto de você:

Select Search Options

Estado:

Cidade:

Formação: